O ano começa sempre com grandes decisões, e já em 2012 uma dessas decisões levou-me a despedir-me da empresa onde estava e procurar novos projectos … em menos de mês e meio, já tinha contracto assinado.

O receio de não encontrar emprego é grande, por, e depois de 11 anos neste país, ainda não saber falar o idioma fluentemente, nem tãopouco para conversa de corredor com os colegas (até hoje, tem sido tudo e sempre tudo em inglês) faz com que tenha de pensar ainda mais sobre novos projectos.

Faz agora em fevereiro, 5 anos que estou nesta empresa, e no recente ano como “Head Developer” onde sobretudo programo em .NET (C#) apicacões empresariais como o site de e-commerce a toda uma panóplia de servicos e infrastruturas que suportão de momento o negócio de venda de “giftcards”.

Mas o ano passado mudámos bastante pois fomos comprados por um grupo enorme na Escandinávia, onde existem mais de 7.000 empregados espalhados por todos os países nordicos… mudámos para novas instalacões onde temos estacionamento, fitness e cantina com pratos de comida variados, quentes e frios para o almoco e bolos ou pão para o pequeno almoco. Mas com tudo isto, tenho tido vários problemas em levantar-me da cama para ir trabalhar… todos os dias a vontade é menor e cada vez mais não gostava do que sentia … tinha semanas muito boas com novidades em peojectos, mas em maneira geral, andava cada vez mais aborrecido.

Comecei então 2017 por, novamente, despedir-me do lugar onde estive estes ultimos 5 anos, mas como até sou boa pessoa, em vez dos oficiais 30 dias, dei 90 dias à empresa para que podessem não só eles ter tempo para encontrar uma nova pessoa para o meu lugar, mas também para que eu podesse avaliar o mercado… novamente!

Depois daquele periodo triste e enfadonho de pensar “mas o que é que eu fui fazer” pois ter uma familia com 3 criancas (agora com 1, 6 e 9 anos) uma vivenda e 2 carros para sustentar… e com a fasquia dos 40 anos passado, são mais as coisas más que as boas que nos lembramos … mas tive sorte que só foram 10 dias de tal coisa … logo meti mãos à obra e na segunda semana de Janeiro logo comecei a ver empregos na área de programacao web nos 2 sites mais conhecidos neste país, o JobIndex e o IT-JobBank, criei uma folha de excel no Google Docs tal como uma vez vos disse como fazia e toca a mandar o CV revisto e editado tal como a apresentacão que já não me faz sentir tão arrogante (já deixei de ter idade para tal) mas que mostro que acho que sou o candidato ideal na mesma 🙂

No espaco de 2 semanas recebi 2 propostas de emprego com valores e regalias laborais (como alimentacao, seguro privado, pagamento da internet de casa, pensão, etc)… e ainda me faltam 2 meses para sair oficialmente do meu emprego!

Já tinha falado com o meu patrão um dia sobre o assunto e nunca mais me esqueci do que ele disse: “Se algum dia tiveres de procurar um emprego, procura-o enquanto tens emprego. Nós que recebemos o CV olhamos completamente diferente para esse tipo de pessoas.” – e assim fiz, e com resultados fantásticos!

Tenho até dia 24 deste mês para responder a estas 2 propostas, mas ainda tenho mais 2 entrevistas agendadas, pelo que depois edito este tópico com o resultado final.

Até lá, lembre-se: “Sorte não se tem, procura-se!”

3 thoughts on “Procurar emprego (4ª vez em 11 anos)

  1. Boa sorte!! Já há muito tempo que não postava nada e há coisas engraçadas porque hoje comecei a minha pesquisa de viagem a Copenhagem que é uma cidade que sempre quis conhecer e eis que me aparece um novo artigo de um português na Dinamarca “Procurar emprego (4ª vez em 11 anos)”
    Parabéns pelo novo membro da família!!! Beijinhos a todos. De uma portuguesa em Portugal, Sónia

    1. sim, tenho andado “desaparecido” do mundo digital (até mesmo do facebook para a familia), mas estamos todos muito bem e resolvi voltar a dar vida ao blog, porque mesmo com quase 3 anos ausente, diariamente há muitas pessoas a visitar-lo 🙂

      Se precisares de opiniao sobre a cidade ou voltas a dar, é só perguntares 🙂

  2. Boa sorte! encontrei o teu blog há muitos anos porque pensei nessa altura em ir trabalhar para a Dinamarca e foi com uma certa nostalgia dessa fase que li a notificação de um novo post teu agora.

    Fico contente por ti e pelos teus. Muitas Felicidades!

Deixe um comentário