Curiosidades…


ando para vos escrever a algum tempo, sobre mais coisas deste país frio, então aqui ficam algumas curiosidades…

…caseiras
claro que temos de começar pela C. 🙂 A C. está fantástica, mas esta semana tem sido um pesadelo para mim. não é que assim que pego nela berra e chora? mas lágrimas mesmo! custa tanto ver-la assim que digo logo à S. para ficar com ela e eu triste que nem a minha filha quer nada comigo 😦 assim que a mãe pega nela sossega 😦
com esta nova localização do emprego, estou a anos luz de casa, quando chego apenas dá para jantar e dormir logo pois não quero passar a semana cheio de sono como acontece sempre que tento ficar mais tempo acordado… de manhã desapareço num instantinho mal a S. consegue abrir meio olho para me dizer adeus 😦
tenho mesmo de fazer alguma coisa acerca disto :-/

…gastronómicas
Café e Cerveja, estas duas bebidas são sem duvida o “prato” favorito de qualquer “xinamarquês” que se preze, começando pelo café: qual bica ou cimbalino, é mesmo “garrafão” de café tipo americano que até compram nas estações de gasolina um copo de alumínio afim de andar sempre com o café quentinho vão para onde forem, é café de saco! esta gente acho que stressava com a bica matinal, mas o café… não há escritório nenhum que não tenha, até os bancos, centros de saúde, bibliotecas têm à disposição e gratuitamente, é mesmo algo que bebem muito e não apenas 1 vez por dia! é encher quando o copo ficar vazio!
Cerveja: ora bem, país da Carlsberg e Tuborg tinha de ter esta bebida no topo das mais bebidas, e que começam logo às 05.30 nos comboios (quente mais idosa ou mesmo “putos”) e vai até não se conseguirem levantar de tanta bebedeira, é engraçado ver eles com a garrafinha no comboio de manha cheios de sono mas qual quê, há sempre um olho entreaberto para ver onde meteu a garrafa desde o último gole.

a comida, nem me falem nada, pelos vistos o prato mais “engolido” neste país são: Almôndegas! ao qual chamam Frikadella, que raio! e o peixe? nem ver-lo, só congelado ou então em forma de filete… seja ele qual peixe for, olhem uma pescadinha em filete! 😦 não há aqui nada que se compare com um borrego, uma carninha à alentejana, uns rojões, um carneirinho no forno, uma pescada cozida, umas couvinhas, até uma bifana no raio da roulote! (um momento para tirar a baba do teclado que só de escrever estes maravilhosos pratos deu-me cá uma saudade!) aqui só há Pølser’s ou seja as famosas salsichas alemãs em formato “xinamarquês”… enfim…

…meteorológicas
dizem que uma imagem vale mais de mil palavras, e assim sendo deixo-vos esta imagem da minha barra lateral do Windows Vista… está tudo dito não é? começando com as temperaturas mínimas até às máximas passando pela actual, isto às 21.45 horas locais !!! sair à rua sem gorro nem cachecol é suicídio! pelo menos para mim, Português de gema 😀 é que aqui os tipos até de calções e t-shirt andam durante o dia… até me arrepio todo só de os ver!

…rodoviárias
Speed Banditsaqui o transito … não tem nada haver com o alfacinha! claro que há engarrafamentos, especialmente a caminho da capital de manhã, mas nada tipo IC19… há também uma postura diferente na mentalidade, coisa que vai levar anos em PT, aqui respeitam as velocidades fora das AE, é impressionante, até o raio do amarelo!!!! assim que fica amarelo param todos! se é para andar a 60Km/h andam! e tenhas tu muita pressa que não consegues fazer nada “saisses mais cedo de casa” 😉
há tambem avisos e campanhas de sensibilização, esta é das mais-melhores-boas paisagisticamente falando 😉 vejam aqui o que são as Speed Bandits (cliquem em watch movie).

em termos de regras de estrada, aqui tem 2 coisas diferentes, uma que NÓS deviamos de ter sem margem para duvida! os semáforos aqui, tal como a maioria dos países do centro da Europa não passam de vermelho para verde directamente, entre eles há o vermelho e amarelo (as duas luzes juntas) que acendem antes do verde, serve para várias coisas, uma delas é as bicicletas que aqui têm prioridade sobre TODOS os veículos nos cruzamentos (bastando que para o sentido das mesmas esteja o sinal verde) e os veículos que querem Sammenfletningvirar à direita têm de esperar que as bicicletas passem todas primeiro! em PT: “mete-te aí à frente que eu digo-te! até preciso de uma pintura nova!”

outra coisa é um sinal novo, desconhecido para mim, que acho (apesar de ao inicio ser contra, agora não consigo pensar conduzir sem este sinal) que deviamos de ter esta regra/sinal, está nas entradas das auto estradas e algumas entradas mais rápidas, e significa que ninguém tem prioridade, o carro que se encontra à frente deve seguir à frente e o que vem mais atrás deve seguir atrás… se um carro vier a entrar na AE e estiver à frente de um que esteja na AE, o da AE tem de abrandar ou mudar de faixa… acabam-se logo aqueles “este cab… quer se meter à frente, pera que já te lixo!” depois o outro lá tem de parar a fundo, o que vinha atrás não o vê pois está a ver se pode entrar ou não…. PUMmmmm! :-/

em cima: o normal saída/entrada na AE Dinamarquesa

e assim estão ditas algumas curiosidades deste país, são poucas, mas já são algumas… um dia mais tarde falo-vos de outras 🙂

Blogged with Flock

6 thoughts on “Curiosidades…

  1. Olá.. Gosto de ler sobre as coisas desse país. Li todinho. Sobre o alimento.. Bom.. Um dia vai um saco de jornal cheiinho de coisas que tu gostas, feijão também.. rs Abraços e Beijos para todos. Uma festinha na face para a C. (j)

  2. Olá B, S, e a princesa C…
    Sempre que posso, venho “ver-vos”, mas meu cantinho faz com que nada vos diga…
    Mas, agora, neste preciso momento, li, li tudo, mas voltei ao inicio onde, Bruno, dizes da C chorar no teu colo. Mães e pais por vezes pensam que é por estarem pouco tempo com seus filhos, chegam a “culpar-se” e a culparem os próprios trabalhos que lhes rouba tempo precioso para brincar com filhotes.
    A mim, que passava todo tempo com meu filho, ele gritava era no meu colo, logo, já vês…
    Tenta qdo a C começar a chorar nos teus braços…tenta manter-te calmo, nada de tristezas e pensamentos mauzinhos, pois a pequerrucha sente que estás exaltado, e só vês a “tua tábua de salvação” na S…Não faças isso, pois se a C sossega no colo da mãe, ñ são dores, nem fominha, nem caquinha, nem xixizinho…:)))
    Pensa que és um lindo pai, que faz tudo por a filhota, que a amas, e que a sossegarás com teu carinho, sem medos do choro dela…
    Um dia, poderás ter de ficar sózinho com C, lembra-te… deixa fluir teus bons sentimentos e vontades… apaga tristeza por só acalmar com a S…
    Estará S mais calma?
    Bébés necessitam de sentir um coração calmo, umas mãos dóceis mas firmes…uma voz suave mas confiante…
    Bom, já disse coisas a mais… AMAVA pegar na C, a distância impede, mas não impede o sentir…
    Beijos para os três… E , B quero ver tb fotos vossas com a fofura, e em que a tenhas ao colo, sem aquele olhar e sorriso , de que a menina “pode partir”, ok?;)
    (M)

  3. Dinamarca 1º

    Mais 1 descobridor do tempos modernos…Parabêns por levares a náu a bom porto.É curioso na Dinamarca, não existem muitos portugas, porque será? o Clima? A Lingua, A comida…, eu já vou á Dinamarca desde de 1993 e é realmente 1 pais das maravilhas, mas já foi bem melhor em regalias, lembro-me de uma altura em que os infantários eram obrigados a fazer vários tipos de dieta estilo com carne de vaca para os muçulmanos, carne de porco para os dinamanrqueses e Indus, na verdade é um pais aberto á tolerancia o que no fundo acabou por “fartar” os dinamarqueses na forma como olham o seu pais, em Portugal por exemplo a “Nossa casa começa da porta pra dentro, na Dinamarca a casa deles começa da fronteira pra dentro.
    Dinamarca não é Pais perfeito, mas quase. tambem tem problemas de integração com as culturas muçulmanas, que teimam em tentar “colonizar” a Dinamarca com as sua cultura, facto que tornou os os dinamarqueses desconfiados em relação a tudo o que vem dos exterior, tem apesar de tudo um sentimento muito nacionalista, por muito que qualquer estrangeiro se queira integrar há-de sempre sentir-se um estrangeiro, apesar de o integrarem,na sociedade com todos os direitos e deveres de qualquer cidadão Nacional.
    Nas entrevistas de trabalho, vem (como o Bruno já mencionou) sempre a pergunta:” O que faz aqui na Dinamarca, O que o traz por cá, Porque razão o levou a escolher a “Nossa” empresa.
    É uma Sociedade pensada para as Pessoas, não tão tão tecnocrata como a Portuguesa, Os politicos são mais acessiveis, e estão lá para resolver os problemas do País, e não para ganhar a reforma em 8 Anos, e “puleiros”. como em portugal. Tem o que eu muito admiro que é o investimento nas crianças, elas sá pagam tranportes na dinamarca a titulo de exemplo a partir dos 12 anos,tem actividades extra-escolares, que até farta

  4. Hej hej…andava aqui a procura de habitantes portugueses na Dinamarca mas pelos vistos, ou sao muito poucos, ou timidos.
    Bem ja ca moro ha 2 anos e meio e o teu blog deu m a conhecer melhor os diferentes aspectos do estilo de vida ca…empregos, casas, carros, impostos, regalias,etc, tusind tak for det..
    N tenho emprego ainda pois tou a estudar moda para um um dia poder brilhar ou ca ou em Portugal…hehehe, quem sabe ne 😉
    Casa, casa temos uma casa de verao para as ferias e feriados em Holbæek, e o “apartamento de trabalho” em Malmo, como devem saber, em malmo e tudo muito mais barato, os carros nao teem impostos, as casas muito pouco.
    Ao vivermos ca, poupamos mais de metade do dinheiro q pagariamos se vivessemos na dinamarca ( axo q n estou a dizer segredo nenhum) portanto um Renault Laguna e muito muito bom mas um Mercedes Clk e muito melhor nao.
    Parabens pelo blog, muito explicito e esclarecedor, e espero q tudo corra bem e muito melhor.
    Hav det godt Alex.

    (aa Dinamarquesa)
    Um aperto de mao lololol

  5. Amigo tenho lido bastante a respeito da Dinamarca, foi muito bom ter encontrado o seu blog e assim tenho aprendido mais a respeito desse pais tão lindo, preciso falar com vc por telefone preciso tirar varias duvidas com vc, se vc se intereçar em me ajudar eu posso te ligar, mas vou deixar os meu contatos: TEL +55 98 81193289, EMAIL: islan_h@ig.com.br, MSN:islan_harison@hotmail.com, SKYPE: islan_schin, ORKUT: Islan Harison, aguardo com muito anseio sua resposta, que D’ us te proteja.

Deixe um comentário